Quem sou eu

Minha foto
Parnamirim, RN, Brazil
A Fotografia é a arte que revela a alma das pessoas. Diante das lentes, o ser humano, num primeiro momento, reage num movimento de contração, de timidez, de vergonha, como se aquele olhar de vidro pudesse ver o que nenhum olhar humano consegue ver. Quando na verdade, a lente é um extensor da nossa capacidade de perceber o mundo de uma forma mais próxima e íntima, sem nenhum tipo de preconceito ou intenção. Apenas um olho que enxerga. Câmera na mão, olhar ávido, personagem em cena, a hora do mergulho na origem da nossa própria história.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fotografando Gestantes.


Dicas para Fotografar Gestantes

Minha paixão na fotografia são as gestantes. Não sei se é porque não existe nada mais lindo do que uma mulher grávida ou por causa dos desafios dessa área, mas no momento em que comecei a fotografar profissionalmente eu já sabia que eram as gravidinhas que eu iria atender e entender... Ou tentar!

Quando fotografamos pessoas percebemos que compor e expor corretamente é a parte mais fácil. O difícil é saber dirigir o ensaio de forma a conseguir imagens lindas e que agrade não só a mim, mas principalmente a cliente, ou seja conseguir um resultado satisfatório para ambos.

A gestante não é só uma barriga

O objetivo não é mostrar só uma barriga. Faça menos fotos de barriga. Faça menos fotos da grávida segurando a barriga. Faça mais fotos de rostos, mãos, detalhes, pai, outros filhos… Faça mais foto do amor nascendo ali e da alegria no rosto daquela mulher. O ensaio com uma gestante não serve somente para mostrar uma barriga, mas para mostrar uma futura mãe e uma família. Por isso, de vez em quando, deixe a barriga de fora e dê importância em retratar o amor.

Essa é a dica mais importante e quando entendi como seguí-la percebi um salto na qualidade da minha fotografia.

Fotografe detalhes

É bem clássico fazer fotos do sapatinho do bebê. Mas mostre o sapatinho e outros objetos de forma criativa. Coloque os bichinhos em locais inusitados (além da barriga!) Aquele sapatinho, daquele tamanhozinho, vai servir em um pequeno ser humano, não é incrível? Lembre-se sempre de fotografar esses detalhes e mostrar a importância deles.

Faça fotos espontâneas e diferentes

Um ensaio inteiro só com fotos posadinhas fica chato. Faça sua modelo fazer outra coisa, faça o casal dar risada, faça eles olharem para outro lado. Evite, de novo, as mesmas fotos dela segurando a barriga.

Esse é o motivo pelo qual gosto mais das fotos em locação externa do que em estúdio: pessoas comuns (que não são modelos profissionais) não conseguem relaxar muito em estúdio, então a maioria das fotos é de poses menos confortáveis e com aquele mesmo sorriso.

O pai deve participar…

… Mas não só na hora de dar um beijinho na barriga. Ele pode aparecer com sapatinho, pode estar abraçado com a gestante, pode aparecer discretamente, somente desfocado… As fotos devem mostrar a importância do pai – mesmo a gente sempre fazendo mais fotos da mãe, pelo motivo óbvio dela estar com o bebê dentro da própria barriga rs

Já fotografei mamães solteiras e nesse caso é só mostrar como ela será a família. Nada de fazer menos fotos só porque não tem pai junto.

Use a abuse de vários tipos de luz

A forma de uma mulher grávida pode ser mostrada em toda sua delicadeza com uma luz suave ou destacada com uma luz mais dura. Use e abuse de luzes difusas ou duras, silhuetas e vindo de direções diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário